PL que altera Lei de Ingresso na Polícia e Bombeiros avança na ALE-AM ​

0

O Projeto de Lei 325/2015 de autoria do deputado Platiny Soares (DEM) e que prevê alteração na idade limite de ingresso na Polícia e Bombeiros Militar do Amazonas, de 28 para 35 anos, foi entregue na manhã desta terça-feira (8) ao presidente da Comissão de Finanças Públicas da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Josué Neto (PSD).

A proposta já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR) da Casa, após ser avaliado pelo presidente David Almeida (PSD).

De acordo com o propositor, Platiny Soares, a Lei atual já está obsoleta. “A realidade da segurança pública no Estado do Amazonas tem se modificado radicalmente, exigindo uma força policial melhor equipada e preparada. Uma forma inteligente e não onerosa de iniciar um processo de melhoria da força policial é exatamente aprimorar os requisitos de ingresso”, destacou.

No último certame da Polícia Militar, realizado no ano de 2011, centenas de candidatos foram prejudicados com a demora na realização das convocações. Eles não foram chamados em tempo hábil, ultrapassando o limite erário máximo de 28 anos.

“Esses candidatos que foram prejudicados, vem ao longo dos últimos anos travando batalhas na justiça. Muitos nem puderam recorrer por falta de recursos. Essas pessoas fazem parte do coro que pede a aprovação da matéria que apresentei. Esses pais e mães de família, que estão no ápice da juventude, que se prepararam e que precisam sustentar seus filhos merecem essa oportunidade”, ponderou Platiny Soares.

O presidente da Comissão de Finanças, deputado Josué Neto (PSD), destacou que fará ampla análise do Projeto, adiantando que a mudança é necessária e que será útil para os que desejam ingressar na carreira militar.

Após receber parecer oficial da Comissão de Finanças, a proposta retornará ao seio da CCJR, sendo por fim encaminhada para apreciação dos demais deputados, em votação plenária.

Comments are closed.